Notícias locais

4 de setembro de 2018

Assinada Convenção Coletiva 2018/2019


Convenção foi assinada no dia de hoje em Lins

O Sindicato do Comércio Varejista de Penápolis – Sincomercio, assinou hoje (04/09) com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Lins e Região – Sincomerciarios, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2018/2019 referente às cidades de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Guaiçara, Penápolis, Promissão e Luiziânia.

As CCT regulamentam o salário, banco de horas, horas extras, horários de funcionamento, dentre tantos outros pontos da relação empregador e empregado, nos setores representativos das entidades.

“Durante as negociações buscamos encontrar entendimento que seja bom para o comerciante e para o funcionário da categoria. As convenções regulamentam as atividades dos setores comerciais em diversos campos, como por exemplo, a abertura aos domingos e feriados, valores de horas extras, horário ampliados, enfim, regulamentamos a relação, buscando resguardar os direitos e deveres de ambas as partes”, analisa Júlio Galinari, presidente do Sincomercio.

As CCT, assinadas anualmente entre Sincomercio e Sincomerciarios, são as mais importantes atribuições de um sindicato, tendo total relação com o desenvolvimento econômico da cidade, além de proporcionar segurança. Essa atuação permite definir o calendário anual, a abertura e funcionamento do comércio, firmada entre os sindicados, permitindo que tanto comerciantes, como consumidores e demais, se organizem de acordo com o calendário.

 

PRINCIPAIS PONTOS
Um dos principais pontos dessa convenção assinada é o percentual de aumento a ser aplicado de 4% incidente sobre os salários reajustados em 01 de setembro de 2017. Também foi incluído na convenção uma clausula que concede ao funcionário o benefício de um plano odontológico no valor de R$ 15,00 custeado pelo Empregador.

 

REPIS – REGIME ESPECIAL DE PISOS SALARIAIS

O REPIS continua presente na nova convenção garantindo às Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte um tratamento diferenciado na aplicação dos salários. Para adesão a referida clausula a empresa deve solicitar ao Sindicato Patronal que enviará um certificado assinado pelas duas entidades autorizando o uso dos valores constantes no REPIS.

Julio Galinari, presidente do Sincomercio Penápolis disse estar satisfeito com a assinatura da Convenção tão breve e garante que todos os esforços foram feitos para uma negociação justa. Ele ainda enfatiza que qualquer dúvida em relação à convenção poderão ser esclarecidas no telefone da entidade (18) 3654.2607.

Acesse a Convenção Completa clicando aqui

Voltar para Notícias