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6 de abril de 2018

Uso estratégico impede que mudanças no Facebook afetem pequeno empresário


Com investimentos baixos de alcance local, empreendedores podem aproveitar ferramenta para atrair clientes

A rede social Facebook anunciou no início deste ano mudanças quanto aos posts que serão priorizados no feed de notícias dos usuários: eles receberão mais postagens de amigos e familiares, privilegiando a interação entre usuários; em detrimento dos posts patrocinados por empresas. “Vamos fazer atualizações no ranking do feed para que as pessoas tenham mais oportunidades de interagir com as pessoas com as quais elas se importam mais”, diz a postagem oficial da rede de Mark Zuckerberg.

Sabendo que essas alterações podem afetar as estratégias de marketing das micros, pequenas e médias empresas – que, muitas vezes, dependem das redes sociais para criar vínculos com seus clientes –, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) ouviu especialistas em redes sociais para entender como pequenos varejistas podem se adequar às mudanças.

O Conselho do Comércio Eletrônico da FecomercioSP observa que o Facebook é uma ferramenta importante para geração de leads, ou seja, chamar a atenção de potenciais clientes e levá-los ao e-commerce. Segundo pesquisas da especialista Ebit, os setores de moda e acessórios, perfumaria e cosméticos e casa e decoração são exemplos de categorias que têm grande aderência do consumidor digital e, por isso, funcionam bem nas buscas via Facebook.

Outras categorias também podem ser impulsionadas por ofertas em redes sociais. O importante, segundo o Conselho, é realizar campanhas utilizando os filtros oferecidos pelo Facebook, de modo a direcionar a publicação diretamente ao público-alvo. A rede social permite que os posts sejam segmentados por idade, perfil e preferências de cada grupo de internautas.

Como aproveitar o Facebook como ferramenta para impulsionar meu negócio?

- Efetue testes para entender se o investimento em posts patrocinados gerará retorno em vendas e aumento na base de clientes. A melhor forma para isso, segundo a FecomercioSP, é aumentar o investimento gradativamente, aliado a campanhas criativas ou conteúdo relevante.
- Se está começando, crie uma página profissional no Facebook e atualize com frequência (diária, se possível) com postagens referentes ao negócio para, aos poucos, atrair engajamento dos usuários;
- Ao abrir um negócio, cadastre-o também no Google Meu Negócio, com endereço e nome. Dessa forma, quando as pessoas procurarem, o link vai aparecer na listagem de mapas, o que direciona o tráfego e é gratuito. Confira a matéria completa aqui.

 

 

 

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