Notícias Fecomercio

11 de julho de 2018

Setor de turismo paulista criou 325 vagas em abril, aponta FecomercioSP


Entre sete atividades analisadas, apenas uma registrou queda no total de empregos com carteira assinada

O mercado de trabalho existente em virtude da demanda de turistas, seja a lazer, seja a negócios, criou 325 postos formais de trabalho no Estado de São Paulo em abril, o segundo saldo positivo consecutivo. Dessa forma, o setor encerrou o mês com um estoque ativo de 276.112 vínculos, aumento de 0,3% em relação ao mesmo mês de 2017. No acumulado dos últimos 12 meses, o mercado de trabalho do turismo criou 729 empregos celetistas.
Os dados são da Pesquisa de Emprego do Setor de Turismo no Estado de São Paulo (PESP Turismo), elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Entre as sete atividades analisadas pela pesquisa, apenas uma registrou queda no número total de empregos com carteira assinada, na comparação com abril de 2017. O grupo dos transportes teve retração de 0,8%, com o fechamento de 834 vagas em 12 meses.
Por outro lado, o estoque de empregados do grupo de cultura e lazer teve alta de 3,6% no comparativo com o mesmo mês do ano passado, com a abertura de 157 novos postos de trabalho. Apesar do fechamento de 130 vagas em abril, o setor de eventos teve a segunda maior variação positiva no comparativo anual, com 3,4% de alta. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias