Notícias Fecomercio

20 de março de 2018

Municipalização do ensino é tema de debate do UM BRASIL


Discrepância no tamanho dos sistemas educacionais nas pequenas e grandes cidades é brutal, afirma gerente-geral do Todos Pela Educação

A municipalização do ensino enfrenta dificuldades na questão da qualidade em todas as etapas da educação básica, segundo destaca o gerente-geral do Todos Pela Educação, Olavo Nogueira Filho. “A grosso modo, 50% dos alunos na educação brasileira chegam aos oito anos sem estarem plenamente alfabetizados. Esse, por si só, é um número alarmante”, diz.

Nogueira Filho discute sobre educação com Humberto Dantas e Fernando Coelho na décima segunda aula do curso digital Desafios da Gestão Municipal no Brasil, produzido pelo UM BRASIL em parceria com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Segundo o especialista, além do problema da aprendizagem que persiste nos últimos 15 anos tanto nos pequenos quanto nos grandes municípios, existe atualmente uma diferença brutal no tamanho dos sistemas educacionais.

Ele esclarece que hoje 40% dos municípios brasileiros têm em sua gestão até cinco escolas e 5% das cidades têm de administrar mais de 50 escolas, sendo que esse último abraça um terço do contingente de alunos da Educação Básica. “Temos a famosa pirâmide invertida, muitos municípios com poucos alunos e poucos municípios com muitos alunos”, fala Nogueira Filho. Assista a entrevista completa aqui.

Voltar para Notícias