Notícias Fecomercio

30 de novembro de 2017

Implantação do eSocial começa em janeiro de 2018


Receita Federal anunciou cronograma de implantação nesta quarta-feira (29)

O cronograma de implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para empresas foi anunciado nesta quarta-feira (29) pela Receita Federal.

O programa será implantado para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões a partir de 8 de janeiro de 2018 e, segundo a Receita, 13.707 empresas se enquadram no perfil nessa primeira fase.

A segunda etapa terá início em 16 de julho de 2018 e vai abranger os demais empregadores, incluindo micros, pequenas empresas e os micro empreendedores individuais (MEIs). Para os entes públicos, o sistema será implantado a partir de 14 de janeiro de 2019.

O eSocial é um novo sistema de registro do governo federal para desburocratizar e facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. O objetivo é simplificar a prestação das informações relacionadas às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas por meio de um banco de dados únicos administrado pelo governo, abrangendo mais de 40 milhões de trabalhadores.

Voltar para Notícias