Notícias Fecomercio

18 de janeiro de 2018

É preciso reaprender a diferença entre privilégios e direitos, afirma Lawrence Reed


Presidente da Foundation for Economic Education (FEE) diz ao UM BRASIL que favoritismo causa desigualdade econômica

A desigualdade econômica gerada por aqueles que usam conexões no governo para conseguir vantagens, proteção e subsídios é uma barreira que impede o progresso econômico de muitas pessoas. A afirmação do presidente da Foundation for Economic Education (FEE), Lawrence Reed, integra a discussão do UM BRASIL sobre a relação entre a desigualdade social e os privilégios advindos do Estado. A entrevista é resultado de parceria entre o canal e o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE).

Na conversa com Thaís Heredia, Reed explica a diferença entre os conceitos e diz que quanto mais uma sociedade segue no caminho do favoritismo, maior será a desigualdade.

“Eu acho que as pessoas precisam reaprender a diferença entre privilégios e direitos. Direitos são coisas que vêm para você em virtude do seu nascimento, por você ser um indivíduo único, soberano e independente. Você vem a esse mundo com certos direitos – basicamente o de viver em paz, contanto que deixe os outros viverem em paz. O privilégio não é um direito, é algo que pode ser um favor especial só para você talvez por causa de alguma conexão política que você tenha feito”, completa. Assista a entrevista completa aqui.

 

Voltar para Notícias