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26 de outubro de 2018

Alta no custo de vida limita consumo; empresário deve fazer promoções para atrair consumidor


Pesquisa aponta que custo de vida na região metropolitana de São Paulo teve alta de 0,59% em setembro; segmento de transporte foi o principal responsável pelo resultado registrado

A melhor forma de atrair o consumir no último bimestre de 2018 é apostar na oferta de promoções e facilitar o pagamento aos consumidores. Além do orçamento do paulistano estar comprometido com dívidas, o custo de vida na região metropolitana de São Paulo subiu 0,59% em setembro. No acumulado do ano, o indicador registrou variação positiva de 3,08%.

Segundo a pesquisa Custo de Vida por Classe Social (CVCS), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o segmento de transporte foi o principal responsável pela aceleração do custo de vida no nono mês do ano, com alta de 1,56%.

O segmento de alimentos e bebidas também obteve elevação (0,42%), e, no acumulado do ano, a alta chegou a 4,12%. Outro segmento que influenciou o aumento dos preços foi o de habitação, com acréscimo de 0,51% em setembro. No acumulado de 2018, a alta foi de 4,98%. Entre as nove categorias que compõem o indicador, apenas a de vestuário registrou variação negativa em setembro, com leve decréscimo de 0,05%.

Na segmentação por renda, as classes D e E foram as que mais sentiram o aumento dos preços em setembro, encerrando o mês com altas de 0,79% e 0,78%, respectivamente. As classes A e B foram as menos afetadas pelas variações dos preços, com acréscimos de 0,45% e 0,44%, respectivamente. Confira a matéria completa aqui.

 

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