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2 de outubro de 2018

Ações de gestão comercial estimulam as vendas no comércio


Planejar a estratégia do próximo ano é uma forma de o varejo manter o equilíbrio e enfrentar o cenário atual de indefinição política e econômica

Em função da crise de confiança na economia, alguns segmentos devem terminar este ano com resultados abaixo do esperado. Embora ainda leve certo tempo para uma melhora das condições econômicas do País, o comércio pode adotar algumas ações para planejar a estratégia de negócios do ano que vem.

Nesse sentido, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apresenta algumas dicas de gestão comercial que podem ser postas em prática com o objetivo de estimular as vendas. Confira algumas delas:

  • Avalie a imagem que a empresa passa ao cliente: aspectos como acessibilidade, preço, boa visualização dos produtos, atendimento, serviço de pós-venda, entre outros, impactam a percepção dos consumidores sobre a loja;
  • Proporcione um ambiente favorável: faça da loja um ambiente agradável, não só para o cliente. Isso envolve boas condições de iluminação e espaço reservado para acompanhantes e crianças;
    • Facilite o pagamento: ofereça condições de parcelamento no cartão de crédito, no cheque ou no carnê. A oferta parcelada pode atrair mais clientes, além de possibilitar o acesso aos de renda mais baixa.

Além da estratégia comercial, adotar ações em outras áreas também é importante para um melhor desempenho da empresa.

Na gestão administrativa, por exemplo, vale negociar preços e prazos com fornecedores e fazer o controle dos estoques, evitando perdas e sobras. Na área financeira, a empresa deve gerir o fluxo de caixa diariamente. Também é interessante implementar uma estratégia de gestão de pessoas que motive a equipe de vendas, possivelmente implementando uma política de remuneração variável conforme o desempenho do funcionário. Confira a matéria completa aqui.

 

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