Notícias

Artigos


Em dia com a Gestão - Produtividade e Educação

Volta e meia aparecem notícias sobre a situação da educação no Brasil. Ontem mesmo um relatório do Banco Mundial mostra uma estimativa que o aluno brasileiro demorará 260 anos para atingir índice de leitura dos países ricos e 75 em matemática. O estudo leva em conta dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) que é uma prova coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Esses números mostram quanto grave é a situação da educação no Brasil.

Outros estudos mostram também que o nível de produtividade do trabalhador brasileiro, comparado com os seus colegas de países desenvolvidos, é muito baixo. Acredito que aqui temos uma relação de causa e efeito bastante clara.

Estamos em um círculo vicioso que em algum momento precisará ter um fator de ruptura radical. Hoje a escola pública não oferece condições adequadas para que tenhamos alunos melhores. Os professores na sua maioria não têm formação adequada, poucos buscam aperfeiçoamento ou têm condições de buscá-lo, alunos na sua maioria são desinteressados e pais delegam às escolas a responsabilidade de educar seus filhos.

Assim, alunos malformados serão profissionais medíocres, fazendo com que a produtividade das empresas também fique comprometida. Sem produtividade nossos produtos serão mais caros, piores e não terão competitividade no mercado internacional.
Vivenciamos essa situação diariamente nos nossos relacionamentos com as indústrias, no comércio e nos serviços. Profissionais mal preparados atendem precariamente os clientes da empresa onde trabalham. No relacionamento entre áreas nas companhias os clientes internos são mal atendidos também. Prazos não são cumpridos, trabalhos não são feitos com esmero, falta amor no que se faz.

Educar bem todas as crianças desde a primeira infância é um dever de todos. Precisamos começar ontem ou estaremos fadados a ser um país sem índices adequados de leitura e sem entendimento de matemática por séculos.

Augusto Romero - Economista e Consultor em Gestão e Planejamento Empresarial

augusto.romero@ambroconsultoria.com.br
www.ambroconsultoria.com.br