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EM DIA COM A GESTÃO - CLIENTES INTERNOS

Muito se tem estudado e escrito a respeito da importância dos clientes para os resultados das empresas. Organizações que não dão o devido valor a quem compra seus produtos ou serviços tendem a não obter os melhores resultados ou mesmo não sobrevivem por muito tempo.
Por outro lado, pouco se fala do valor que tem o cliente interno para o bom desempenho das companhias. Sem respeito e a não entrega na qualidade e no tempo certo para o cliente interno que o fornecedor deve ter, a produtividade será baixa pois os processos ficam emperrados e aumenta o efeito cascata da ineficiência e a produtividade ficará limitada.

Nas empresas, a maioria das áreas são fornecedoras e tomadoras de produtos ou serviços uma da outra o tempo todo. Portando é fundamental que todos os colaboradores vejam seus colegas de outras áreas com a mesma importância que olham seus clientes e fornecedores externos.
Agindo assim certamente haverá menos estresse entre os colaboradores, as áreas e os processos internos serão muito mais eficazes e consequentemente a produtividade será muito maior proporcionado mais competitividade e resultados positivos para a empresa.

Augusto Romero - Economista e Consultor em Gestão e Planejamento Empresarial

augusto.romero@ambroconsultoria.com.br
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